Arcanjo Gabriel, Iesod e a criança divina

Pensamento do dia 21 de dezembro de 2014.

Arcanjo Gabriel, Iesod e a criança divina

"No dia 21 de dezembro acontece o solstício de inverno. Este acontecimento está sob a influência de Gabriel, o arcanjo de Iesod, a séfira da Lua. Gabriel significa 'Deus é a minha força'. Alguns dias depois, no dia 25 de dezembro, celebra-se o Natal, o nascimento do Cristo. O arcanjo Gabriel dirige as forças que têm a propriedade de condensar a matéria, e é por esse motivo que, simbolicamente, ele preside o nascimento das crianças. O que é, de fato, um nascimento? A passagem do invisível para o visível, do imaterial para o material. E é a Lua, princípio feminino por excelência, que desempenha um papel essencial em todas as formas de encarnação, sejam as do plano físico, sejam as do plano espiritual.

Durante o inverno, quando as noites são mais longas e a vida da natureza abranda, as condições são menos propícias para as manifestações exteriores e mais favoráveis à vida interior: o homem é naturalmente levado a entrar em si mesmo para preparar o nascimento dessa criança de luz que certas tradições simbolizaram com uma pérola. A pérola, que vem do mar, está, como o próprio mar, relacionada com a lua. Na Árvore Sefirótica, a ostra perlífera é Iesod, a região que, no corpo cósmico, representa os órgãos genitais. É aí que a pérola deve se formar. Essa pérola representa a quintessência mais pura do amor. A ostra perlífera é o princípio feminino que traz ao mundo uma pérola: a criança divina."

Omraam Mikhaël Aïvanhov


Esse texto é recebido da Edizioni Prosveta em italiano, e traduzido para o português (do Brasil), com o objetivo de difundir as mensagens do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov.

Imprimir