AO SUCESSO E ALÉM! - por Alberto Cabral

Pode até parecer engraçado, caro leitor, mas o "sucesso" vem conquistando mais sucesso nos últimos tempos. É isso mesmo. Basta observar as capas de alguns dos livros recentemente lançados, os temas abordados em certos programas de televisão e muitos dos programas de rádio da atualidade para constatar que boa parte deles tem o sucesso como foco principal. É uma espécie de apologia da busca por algo que todos querem, embora ninguém defina com clareza o que se está buscando.
Você, por exemplo, já parou para pensar a respeito de sua própria idéia de sucesso? Quais as áreas que esse tal "sucesso" deveria abranger? E, caso já tenha pensado nisso, de onde veio esse conjunto de valores e conceitos?

Pois é, esse assunto até parece brincadeira de criança, mas não é. Em grande parte, nossa felicidade e nossos bons momentos são definidos, e às vezes limitados, por esse conceito de sucesso que alimentamos sem saber. Em primeira instância, costumamos considerar como bem-sucedidas as pessoas que estão em evidência na mídia, como artistas, atletas, políticos, ou quaisquer outras que comecem a aparecer muito nas notícias por fazerem algo com certo destaque, ou por chamarem a atenção em suas áreas de ação. Isso é apenas parcialmente correto, pois é um conceito limitado. O sucesso não deve englobar apenas uma área da vida, mas sim toda ela, como uma unidade.

Basta observarmos as pessoas ditas "de sucesso" para verificar que nem todas elas são felizes. Na verdade, pouquíssimas delas o são. Se uma pessoa não é feliz, ela não tem sucesso nessa área. Logo, seu sucesso é parcial. Nesse caso, cabe aqui revermos nossos conceitos de avaliação quanto a esse assunto.

Se prestarmos atenção, veremos que julgamos bem-sucedidas as pessoas que alcançam o reconhecimento público (fama e glória) e aquelas que possuem dinheiro e posses (riqueza material). De certa forma, fomos educados a emitir tal juízo sem considerar os critérios de felicidade, saúde, relacionamentos humanos, amor e outras coisas extremamente simples e pessoais, mas que são tão importantes para todos nós.

Devemos ter o cuidado de não nos frustrarmos por não alcançar os padrões ditados pelos ícones populares eleitos como "sucessos" pela mídia. Ocupemo-nos em identificar quais são as áreas realmente importantes em nossas vidas e nos dediquemos a sermos bem-sucedidos nelas. Lembre-se de que seus valores não precisam ser aqueles pregados pela TV ou por outro meio qualquer, mas sim aqueles que o coloquem na rota da realização pessoal e do sucesso verdadeiro, que é sentir-se completo e pleno em si mesmo. Siga o caminho do equilíbrio e não julgue sua vida segundo critérios externos. Busque a excelência naquilo que for realmente importante, tornando-se uma pessoa mais completa e feliz.

Já que nosso espaço acabou, muito sucesso, muita felicidade, e até a próxima!

Alberto Cabral

Imprimir