TRÊS EM UM

O universo é Um! O Todo, manifestado e imanifestado! Todavia com a união de dois pólos antagônicos, por intermédio de um ato sexual de amor, se faz o "Três", a tríade divina: O Pai, o Filho e o Espírito Santo; Brahma, Vishnú e Shiva , na filosofia hinduísta. Osíris, Ísis e Hórus , no Egito. E assim, sucessivamente, o trino manifesto é a representação do criado que necessita se manter e ser renovado.
Essa introdução ilustra a afirmação de que é só possível crescer consciencialmente por três vias: a do amor, a do conhecimento e a da dor ou do sofrimento.

O amor entre seres que se complementam. O pai que ama o filho, o rebento que ama a mãe, o irmão que ama a irmã, o casal que se ama. Esse sentimento sublime só é manifestado quando se tem o caráter incondicional. Quando impomos condições ou regras para amar trata-se de projeção, obsessão, paixão, isto é, emoções que se confundem com o sentimento maior. O amor não é cúmplice. A palavra cumplicidade, erroneamente utilizada por pares românticos, nada se parece com o amor. Você pode ser cúmplice dos erros do seu amado? Estaria você ajudando no seu crescimento? O amor liberta! Deixa livre e é livre. Porém, quando se ama com verdade não se envereda pelas mentiras. Assim, confiança, segurança, respeito e compaixão são frutos dessa árvore amorosa da natureza divina.

O conhecimento nos leva à sabedoria. Essa, por sua vez, nos tira os véus de Ísis e aniquila a ignorância. A sabedoria não se adquire. Ela sempre esteve aí, dentro de você. Basta recordar que somos feitos a imagem e semelhança de Deus e que viemos da mesma célula-mâe, esse Big Bang bendito! Livros, filmes, músicas, espetáculos, palestras, cursos e, principalmente, o milagre de experimentar a vida, são veículos para se dirigir à sabedoria. A intuição atrelada ao coração e ao raciocínio lógico é meta da evolução. Jamais esqueça: você tem um arquivo pessoal, assim como o Universo e a Mãe Terra, ou Gaia.

Ai, a dor! Percebe bem uma coisa: existe algum fato que passa despercebido pelos olhos de Deus? Assim como está escrito, nenhuma folha que caia de alguma árvore é desconhecida pelo Universo. Tudo faz parte de um Grande Plano. Quando estagnamos todas as tentativas de crescimento, engatilhamos o sofrimento automaticamente. Se tudo está bem, qual o por quê de mudar? Time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Porém, toda a felicidade é transitória e tudo pode mudar de um dia para o outro. Quando temos alguma cefaléia ou dor de cabeça, o organismo nos avisa que algo, dentro de nós, não está indo bem, mesmo que seja por um minuto. Eliminamos assim a conseqüência tomando remédios. Mas as causas...

A dor, parafraseando essa ilustração do microcosmos, utiliza esse recurso para sinalizar que algo precisa ser modificado. Um hábito, uma emoção, um ciclo vicioso etc. Quando você elimina a causa, a conseqüência é dizimada.

- Ah, mas eu faço tudo certinho! Não erro em nada! Se você se atreve a entoar essa frase, algo de errado acontece com você. Seu ego está ferido e o seu "eu" inferior vive camuflando suas erratas. Você se esquece que temos múltiplas vidas? Tudo isso que acontece agora pode ser fruto de alguma atrocidade passada.

Portanto, faça como os sábios do oriente! Viva cada momento da sua vida como se fosse morrer amanhã (Mohammed) . Saiba que você é aquilo que pensa, sente e age. Todas as suas ações ficam registradas dentro de você! Cuidado para não infectar seus arquivos! Deus ama você incondicionalmente, sem nada lhe pedir. Agradeça o Seu amor e o amor daqueles que representam a Vontade Divina. Agradeça a oportunidade de se auto-reconhecer. E, por último, pode parecer masoquismo, mas agradeça também à dor. Ela pode ser a grande responsável pela sua cura e evolução!

Paz e Luz!!!

- Maurício Santini -



Imprimir Email