MÁXIMAS DE RAMAKRISHNA - por Paramahamsa Ramakrishna

(Coletânea de Pensamentos do Mestre Hindu)

"À mesma água o hindu chama –‘jal’, o maometano ‘pani’ e o inglês ‘water’. Assim, o mesmo Deus pode ser invocado como Alá, Hari e Brahman."

"A idéia do ego individual é como se alguém, após cercar uma porção de água do rio Ganges, chamasse-a de meu Ganges."
 
"Os vagões não andam sem a locomotiva. Um Avatar (2) é a locomotiva que conduz para Deus os vagões das multidões e povos."

"Podem desaparecer gradualmente as vaidades comuns a todos os homens, mas difícil de morrer é a vaidade de um religioso a respeito da sua religiosidade."

"Se achas impossível suprimir a consciência do ‘eu’, então converte-o em ‘eu servidor’."

"Os grandes homens têm a natureza do menino. Sentem-se como meninos ante Deus e estão desprovidos de toda arrogância."

"Tratar de explicar Deus depois de ter lido as escrituras, é como falar a outro sobre a cidade de Benares depois de a ter visto só no mapa."

"Aquele que se crê líder e forma seita, demonstra não ter ego maduro."

"Vivei no mundo, mas não sejais do mundo."

"Pode o barco estar na água, mas a água não deve estar no barco. Pode o aspirante viver no mundo, mas o mundo não deve viver dentro dele."

"Mesmo que um homem coma carne de porco, se ama a Deus é bem-aventurado. Mas é desditoso aquele que, embora se alimente de azeite e de arroz, tem a mente submersa na luxúria e no ouro."

"Não sejas traidor de teus próprios pensamentos."

"Mergulha profundamente no oceano do amor divino. Não temas. É o mar da Imortalidade."

"O vento tanto leva o perfume do sândalo como o odor da carniça, mas não se mistura com um nem com outro. Assim, a alma emancipada vive no mundo sem se misturar com ele."

"As cerimônias e os rituais não mais são necessários para aquele que alcançou a mais elevada Verdade: Deus."

"O fogo do divino conhecimento queima todas as paixões."

"Feliz aquele que pode permanecer como criança durante sua vida inteira, livre como o ar da madrugada, viçoso como a flor recém-aberta e puro como a gota de orvalho."

"Como a ama de leite cria o filho do rico, dando-lhe carinho igual ao que dá a seus próprios filhos, sabendo que o filho rico não lhe pertence, assim deves considerar-te tutor ou guardião de teus filhos, cujo verdadeiro pai é o Senhor."

"Todas as religiões são caminhos que levam a Deus, mas estes caminhos não são Deus."

"É estúpido alguém se julgar muito inteligente."

"Um grão de arroz cozido não germinará. Mas, enquanto estiver cru, ele germinará, nascerá de novo. Assim é o homem imperfeito: ele nascerá muitas vezes, até ser um homem perfeito, quando não precisará nascer outra vez."

"Se hás de enlouquecer, enlouquece de amor a Deus, e não pelas coisas do mundo."

"Os Avatares são, com respeito a Brahman, o mesmo que as ondas em relação ao oceano."

"Aquele que é capaz de se chegar a Deus com sinceridade, com oração fervorosa e anelo intenso, não tem necessidade de guru."

"Não há orgulho na altivez que expressa a dignidade, nem há humildade na subserviência que rebaixa o ser."

"O Absoluto e a Divina Mãe são Um."

"A mente é tudo: se tua mente perde a liberdade, deixas de ser livre."

"Deus é sem forma e também tem forma. Ademais, Ele transcende a forma e o sem-forma. Somente Ele sabe tudo o que é."

"Vivendo vida de paz e de virtude, deves ser indiferente ao louvor e à censura dos outros."

"A pessoa adquire várias propensões, conforme as companhias freqüentadas, mas é a pessoa que busca as companhias similares às suas inclinações."

"Enquanto vivo, aprendo."

"Há duas classes de homens perfeitos neste mundo: aqueles que, ao realizarem a Verdade, tornam-se silenciosos e desfrutam em si mesmos de felicidade sem pensar nos outros; e aqueles que, depois de realizarem a Verdade, não acham felicidade em conservá-la oculta e pregam em voz alta: Vinde todos e gozai da felicidade comigo!"

"Nem o sol nem a lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a Alma Universal não pode realizar-se perfeitamente em nós enquanto não afastamos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdurar o sentido do ‘eu’ e do ‘meu’."

"Por que aquele que vive em êxtase com Deus O chama de Divina Mãe? Porque um filho se sente mais à vontade com sua mãe do que com qualquer outra pessoa."

"O Avatar é sempre um e o mesmo. Mergulhando no oceano da vida, o Deus único surge num lugar e é conhecido como Krishna, e depois de outra imersão, aparece em outro lugar e é conhecido como Jesus."

"Li um livro cristão que, do começo ao fim só fala em pecado. E o devoto repete a todo momento: ‘sou um grande pecador!’ Com esse tipo de pensamento, aquele que não é um grande pecador acabará sendo o que pensa."

"Deus é o Absoluto e é também a Sua Lila (existência relativa que é Sua manifestação). Esta Lila é de quatro classes: Ishvara Lila, o Senhor Supremo do Universo; Deva Lila, os Devas, agentes sobre-humanos que mantém as funções do universo debaixo do controle do Senhor; Jagat Lila, o próprio universo; e Nara Lila, o homem."

"Há duas espécies de egos: o maduro e o imaturo. O ego maduro sabe que nada é seu, que tudo é do Senhor, enquanto o ego imaturo se apega às coisas e só fala: ‘eu’, ‘meu’... A alma individual e o Ser Universal estão separadas graças a esse ‘eu’ interposto entre ambos."

- Paramahamsa Ramakrishna -

(Seleção extraída do "Evangelho de Ramakrishna").

-Notas de Wagner Borges:
1. Ramakrishna: Mestre iogue que viveu na Índia do século 19, e que é considerado até hoje como um dos maiores mestres espirituais surgidos na terra do Ganges. Para se ter uma idéia de sua influência espiritual, posso citar que grandes mestres da Índia do século 20 se referiram a ele com muito respeito e admiração, dentre eles o Mahatma Ghandi, Paramahamsa Yogananda e Rabindranath Tagore.
2. Avatar (do sânscrito): Emissário Divino, Canal da Divindade, Ser de Luz que reencarna na Terra para iluminar a alma dos homens.

Texto <500><05/03/2004>

ImprimirEmail