PÉROLAS DE VIVEKANANDA - por Swami Vivekananda

"Desde o mais elevado Brahman até o verme mais inferior, e até o mais diminuto átomo, em todas as partes está o mesmo Deus, o Todo-Amor. Amigo, oferece mente, alma e corpo aos seus pés. Estas são suas múltiplas formas ante ti. Desprezando-as, aonde buscas a Deus?

Aquele que ama a todos os seres sem distinção, ele, em verdade, adora melhor a Deus."
 
"Se forem sob a superfície, encontrarão esta unidade entre homem e homem, entre raças e raças, alto e baixo, rico e pobre, deuses e homens, e homens e animais. Se forem suficientemente a fundo, tudo será visto somente como variações do Uno, e aquele que alcançou este conceito de unidade não tem mais ilusões. O que pode enganá-lo? Conhece a realidade de tudo, o segredo de tudo. Aonde mais há miséria para ele? O que deseja? Seguiu o rastro da realidade de tudo até o Senhor, o Centro, a Unidade de tudo, que é Eterna existência, Eterno conhecimento, Eterna felicidade (Sat-Chit-Ananda)."

"Dirijo minha atenção ao indivíduo para fazê-lo forte, para ensinar-lhe que ele próprio é divino, e chamo os homens para torná-los conscientes desta divindade interior. Este é realmente o ideal, consciente ou inconsciente, de toda religião."

"Deve haver meditação. A meditação é o essencial. Medita! A meditação é o que há de mais grandioso. É o maior acercamento à vida espiritual. É o momento de nossa vida diária no qual não somos materiais, a alma pensando em si mesma, livre de toda matéria...esse maravilhoso toque da alma!"

- Swami Vivekananda* -

* Swami Vivekananda, (1862-1902), Discípulo-iogue de Paramahamsa Ramakrishna.

ImprimirEmail