O PERISPÍRITO

Condensação do fluido cósmico universal e organizador biológico, é em sua intimidade energética que se agregam células e se modelam órgãos.

- Por Edvaldo Kulcheski -
O perispírito é uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência ou alma. É o envoltório semimaterial do espírito, o laço que o une à matéria do corpo. Diz-se que o perispírito é semimaterial porque pertence à matéria pela sua origem (fluido universal) e à espiritualidade pela sua natureza etérea.

Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível, porém, ele pode sofrer modificações que o tornam perceptível e até tangível, ou seja, possível de ser visto e tocado. O perispírito é formado a partir dos elementos contidos nos fluidos ambientais de cada mundo, de onde se deduz que seus elementos constitutivos variam conforme os mundos aos quais estão ligados.

A natureza do perispírito sempre está relacionada ao grau de adiantamento moral do espírito. Desta forma, conforme a maior ou menor depuração do ser, seu perispírito se formará das partes mais puras ou mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo no qual ele venha a encarnar. O perispírito não está preso aos limites do corpo. Em virtude de sua natureza fluídica, ele é expansível, irradiando para o exterior e formando em torno do corpo uma atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar com maior ou menor intensidade.

Como o perispírito dos encarnados é de natureza idêntica à dos fluidos do mundo espiritual, ele os assimila com facilidade, semelhante a uma esponja que absorve um líquido. Quando esses fluidos atuam sobre o perispírito, este reage sobre o organismo material com o qual está em contato molecular. Caso os eflúvios sejam de boa natureza, o corpo sente uma impressão salutar, mas se são maus, ela se torna penosa. Se forem permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas, o que explica a causa de certas enfermidades.

O perispírito é o organismo que personaliza e individualiza o espírito, identificando-o quanto à aparência. Após a morte, a alma jamais perde sua individualidade, apesar de não ter mais o corpo material, enquanto que o perispírito guarda a aparência de sua última encarnação. É por ele que um ser abstrato, como é o espírito, transforma-se em um ser concreto, definido pelo pensamento.

Molde do Corpo Físico

Pode-se afirmar que o perispírito é o esboço, o modelo a partir do qual se desenvolve o corpo físico. Ele também é o modelo organizador biológico, uma vez que é em sua intimidade energética que se agregam as células e se modelam os órgãos, proporcionando-lhes o pleno funcionamento.

Para atuar na matéria, o espírito precisa desta. Em virtude de sua natureza etérea, o espírito propriamente dito não pode atuar sobre a matéria grosseira sem algo ou alguém que o ligue a ela. Esse intermediário, que chamamos de perispírito, faculta a chave de todos os fenômenos espíritas de ordem material. Portanto, ele é o órgão de manifestação utilizado pelo espírito para efetuar suas comunicações com o plano dos espíritos encarnados.

É muito comum encontrarmos alguns autores espíritas que confundem atributos do espírito como sendo do perispírito. A sede da memória é um deles. Segundo Allan Kardec, é o espírito que possui a sede da memória, pois ele é o ser inteligente, pensante e eterno. Sem ele, o perispírito é uma matéria inerte, privada de vida e sensações.

É importante lembrar que, ao passarem de um mundo para outro, os espíritos mudam de perispírito de acordo com a natureza dos fluidos do respectivo ambiente. Se a sede da memória residisse no perispírito, o espírito a perderia cada vez que precisasse mudar a constituição íntima de seu envoltório fluídico. O mesmo ocorre quando nos referimos à sede da sensibilidade. É o espírito quem ama, sofre, pensa, é feliz, triste, ou seja, é nele que estão todas as sensações ou faculdades. O perispírito é apenas o órgão que repassa todas essas sensações, portanto, é um instrumento a serviço do espírito. Logo, segundo Kardec, é incorreto dizer que no perispírito ficam marcadas ou gravadas certas memórias ou atos do espírito durante sua vida carnal. Como já vimos, o perispírito é matéria, não pensa e não tem memória, atributos pertencentes ao espírito.

Os Órgãos do Perispírito

Pela simples observação do corpo físico, pode-se deduzir que o perispírito também possui algo semelhante a órgãos, isto é, conjuntos de moléculas cuja configuração especial é destinada à execução de determinadas funções. Evidentemente, tais aglomerados moleculares são apropriados ao funcionamento na vida extrafísica, promovendo a captação e assimilação de energias e fluidos necessários à sua manutenção, que se processam de maneira essencialmente diversa da vida física.

Por isso mesmo, os órgãos do perispírito não podem ser idênticos aos do corpo denso, mas determinam, pelas linhas de força que os caracterizam, a conformação e distribuição funcional destes últimos, os quais estão adaptados à execução e às funções específicas conforme a evolução biológica. Os órgãos do perispírito podem ser lesados pela ação desordenada ou maléfica da mente do ser.

O gênero de vida de cada indivíduo carnal determina a densidade do organismo perispirítico após a perda do corpo denso. O mundo espiritual guarda íntima ligação com o progresso moral que realizamos. À medida que crescemos moralmente, nosso perispírito vai ficando gradativamente mais leve e, assim, podemos nos mover em planos mais sutis.

PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO

Visibilidade - Por meio de uma espécie de condensação, o perispírito, normalmente invisível, pode se tornar perceptível à visão humana.

Tangibilidade - O perispírito pode chegar a adquirir as propriedades de um corpo sólido e tangível, porém, conserva a possibilidade de retomar instantaneamente seu estado etéreo e invisível.

Transfiguração - Admite-se que o espírito pode dar a seu perispírito toda a aparência que desejar, através de uma mudança no aspecto geral da fisionomia ou de uma aparência luminosa. Isso pode acontecer com o perispírito tanto de uma pessoa desencarnada como de uma encarnada, não isolada do corpo, mas se irradiando ao redor do corpo de maneira a envolvê-lo como um vapor, podendo mudar de aspecto se esta for a vontade de seu espírito. Um outro espírito que esteja desencarnado, combinando seu fluido com o de um que já esteja encarnado, pode substituir a aparência deste.

Bi-corporeidade - O espírito de uma pessoa encarnada recobra parte de sua liberdade isolando-se parcialmente do corpo. Seu perispírito, ao adquirir momentaneamente a tangibilidade, aparece em outro local, tornando-se presente fisicamente em dois lugares ao mesmo tempo e se mostrando com todas as aparências da realidade. Nesse estado, o corpo físico jamais estará normal, mas de uma forma mais ou menos estática.

Penetrabilidade- Matéria alguma lhe opõe obstáculo, pois atravessa todas, como a luz faz com corpos transparentes.

Emancipação - Ela acontece através do sono e do desdobramento mediúnico.

Imprimir Email