TUDO É MOMENTÂNEO? - por Márcio Prado

- Por Márcio Prado -

A quem pensas que pode enganar? Queres enganar a ti mesmo? Não percebes o erro que cometes agindo assim?

Pensas que é diferente? Que é especial? Que faz parte de um grupo seleto de pessoas evoluídas (escolhidas)?

Ao menos sabes quem tu és?

Não sabes, porque nesse breve momento em que te encontras preso à carne, de nada podes lembrar-te, nada do que é eterno, nada do que tu realmente és, não sabes nem mesmo teu nome verdadeiro, e que por sinal são muitos, nem de onde viestes originalmente, ou qual tua real missão nesse breve período.

Nesse momento insignificante, diante da eternidade, que tu chamas de vida, como podes pensar ser melhor que alguém? Nem o belo ou o mais horrível dos seres possuem diferença significante, nem o rico ou o mais pobre, nem o branco ou o negro, nem o jovem ou o velho, todos são iguais. A partir do momento em a vida lhes abandona o corpo e o espírito gravita para o alto, em questão de horas, ou dias, tudo que resta é a mais pútrida das massas, tão mal cheirosa que até os animais evitam se aproximar, com exceção de alguns poucos!

Como podes ver, de que vale o orgulho, o apego, o pré-conceito, a diferença, o desprezo, se passamos tão rapidamente por aqui, que a grande maioria não tem tempo sequer para deixar marcas.

A vida é momentânea, assim como cada problema vivido, cada alegria compartilhada, cada tristeza sentida, cada dia, cada noite, cada lágrima derramada, cada paixão, cada pessoa que cruza teu caminho, cada palavra dita sem pensar, cada palavra que se deixou de pronunciar.

O que realmente importa nesse momentâneo estado em que tu te encontras?

A resposta talvez seja, aquilo que é eterno, o que o tempo não destrói, o que nem várias vidas poderão apagar. Não olhe para o mundo ou para as pessoas sem profundidade, levianamente, antes, veja o brilho nos olhos das pessoas, veja a luz que ilumina suas faces quando elas sorriem de coração, sinta o calor e a energia de suas auras, sinta o carinho num aperto de mão, sinta o Amor Crístico num abraço sincero e inocente de emoções baixas, veja a riqueza do sorriso de uma criança repleta de pureza. O Amor não é momentâneo, o amor é imperecível, e a alma é eterna.

Não te prendas à matéria além do necessário, busque aquilo que alimenta a alma. Não somos diferentes de ninguém, não somos melhores nem piores, somos apenas nós, somos individualidades anímicas, mas em essência somos todos um, como os dedos de tua mão são diferentes, e no entanto, pertencem à mesma mão e ao mesmo corpo; tuas células são alimentadas pelo mesmo sangue, pelo mesmo prana (energia) e pelo mesmo espírito, pelo mesmo grande espírito imperecível, no entanto, aparentemente teus dedos parecem diferentes cada um deles à sua maneira. Percebes como não há diferença e nem divisão, pois tudo é energia, a energia do grande ser cósmico? Não importa se é a existência de um santo ou de um assassino, se mestre ou ignorante, afinal, nesse estado momentâneo o véu de Maya (ilusão) turva a consciência humana, impedindo-a de perceber a simplicidade da existência.

Busca a luz em cada passo, saiba reconhecer a luz em cada olhar, projete a luz em cada ação, mesmo que os teus irmãos não percebam. Seja uma estrela caminhando pela Terra e brilhe, ainda que, momentaneamente, não importa, pois a sua luz é eterna. Saiba que, mesmo não deixando marcas, a tua luz pode iluminar o caminho de outras pessoas que se encontram na noite das emoções densas, e que seguem apavoradas, sem saber que o amanhecer sempre chega após a noite, sem saber que a noite também é momentânea e que várias noites já vivemos, assim como, também, várias auroras já vimos chegar, com aquele brilho no olhar de alegria e contentamento.

Chegará o dia em que tu não mais verás o alternar dos dias e noites, e aí, saberás que os dias e as noites nunca existiram, e que a Luz é, e sempre será, eterna, imperecível.

- Nota de Wagner Borges: Márcio é participante do grupo de estudos e assistência espiritual do IPPB.

Imprimir Email