CARTA A UM IRMÃO PROTESTANTE

Prezado Pastor X:

Sabe Deus que não vocifero contra qualquer filosofia ou crença. A etimologia da palavra ¨religião¨ vem do latim “religare”, quer dizer, reunir-se com o Divino. De qualquer forma ou modo, centenas de milhares de crentes no Absoluto tentam a ligação. Porém, vossa mercê tripudia das minhas idéias como se estivéssemos numa arena de idéias ou num estado teocrático fundamentalista. Quer imputar em mim uma ditadura celestial como se o Cristo escolhesse seus fiéis e ordenasse, de maneira déspota, a minha prisão e meu enclausuramento. Será que o Mestre me pregaria na cruz por minhas idéias antagônicas de uma casta ou de um segmento religioso? Deus me puniria com açoites? Deus cobriria a minha consciência com uma coroa de espinhos?

Não defendo uma verdade absoluta, sabendo-se que essa Verdade começa com letra maiúscula. Defendo, sim, o meu direito de expressão de acordo com o meu estágio consciencial. Busco a verdade e ela me libertará. Enquanto isso navego em algumas mentiras que me levam a um destino, por vezes, lodoso.
Tu arremessas na minha cabeça as verdades bíblicas e seus ditos benfazejos. Benfazejos? O Rei Davi aniquilando centenas de milhares de inocentes por não participarem de suas idéias? Responda-me com honradez: - Deus é democrático? A voz do povo corresponde à voz de Deus? A Bíblia foi escrita por Jesus ou pelo Espírito Santo? Vossa mercê cita os versículos da santa escritura(?) como se estes não tivessem sido confeccionados por mãos humanas. Eu te digo, manipulação. Controle. Um manual que a santa igreja tornou como sua realidade suprema suprimindo as idéias perigosas à sua congregação. Os dissidentes da mesma igreja protestaram, ao longo do tempo, e se escolheram como eleitos por Deus. Mas quando foi esse pleito?

Shalom, amigo! Axé! Paz e Luz aos homens de boa vontade. Salamaleicum! Morreu, o Mestre Jesus, por desafiar à Torah, por escandalizar o Sabbats e por contrariar as sinagogas entupidas de fanáticos. Seria Jesus, assim, um protestante contra um sistema vigente judaico?

Em todas as instituições religiosas e filosóficas, seitas e preceitos, existem os frutos das boas árvores. Todos caminham imperfeitos para a Perfeição. Desde as reuniões afro-brasileiras que entoam seus cânticos de louvor e curam os enfermos. Em contrapartida certos sacerdotes promovem a trevosa magia e assassinam a criação de Deus em despachos inumanos. Têm também os espíritas convencionais de Kardec qual recebe inúmeras mensagens de parentes e amigos do astral aliviando aos queridos entes. Porém há os que fazem de Kardec um apóstolo e o tornam um profeta sem equívocos. Pobres fanáticos!

O catolicismo que se despe aos pobres, celebra a missa da fé e trabalha, incansavelmente, nas trincheiras da comunidade mais carente. Mas o que dirão daqueles que patrocinam chacinas e inquisições, cruzadas de um pensamento débil que mata em nome de Jesus!

Os hinduístas são sacros e desapegados. Porém existem aqueles que não servem nenhuma migalha ao seu irmão mais próximo. O contrário acontece com o fervor dos adeptos do maometismo e seus tapetes de louvores. Os extremistas, pela causa, seqüestram aviões e dizimam milhares de vidas em nome de Alah. E assim sucessivamente...

Com o protestantismo não é diferente. Milhares de bem-intencionados carregam as pessoas à esperança crística e oferecem terrenos da Nova Jerusalém. Repudiam as drogas, o sexo despudorado e a violência. Mas não esqueçamos dos muitos que angariam dízimos dos pobres e constroem impérios de luxúria. Agem sorrateiros mas são donos de uma verdade hipócrita em programas de televisões (são várias, as deles). Lembremos sempre da famigerada Jirad ocidental entre católicos e protestantes na Irlanda.

Bom amigo. Vamos fazer um trato. Amemos uns aos outros como a nós mesmos! Em verdade eu vos digo: - Ninguém vai ao Pai senão por mim! Eu, O Cristo que habita dentro de mim! Esse Cristo não é propriedade de ninguém. Esse é um Cristo solto no espaço. Esse é um Cristo- Maria vai com as outras, aliás, com todas! Esse é um estado que permite ser Um por todos e todos por UM! Vamos a Ele, então...

- Mauricio Santini -

Imprimir