TOTAO

Quando alguém lhe perguntar se viu fulano de tao,
Diga sim, assim de uma forma normao: Eu vi o Tao.
Aqui, ali, no Chi, em todo o espaço siderao,
Na ave que alcança a hoste no cume celestiao,
No traço, na forma ou sem forma especiao,
No passo, nos olhos vivos de qualquer animao,
Na água, no fogo, na terra, no brilho do sopro vitao!
Em todo o homem entoa o sinao:
- Esse cara é o Tao!
Mesmo confuso, sem fuso, meio anormao.
Esse é o Tao!
No corpo, na alma, na lida espirituao.
No denso, no leve, no andar do plano astrao.
No YIN, no YANG, na dança sensuao.
No sonho ou lucidez do ser que é imortao!
Conscienciao!
O Tao está além da projeção mentao.
No Tan Tien, no Shen mais alto, no vôo geniao.
Fenomenao!
Se você não entendeu o estado vibracionao, não faz mao!
Tudo que permeia é o Tao!
Diz Tao-Chi, Wu-Chi, meu nome é Tao!
Diz Tao-Ki, Fo-Hi ou Lao,
Om-Tao, etc. e Tao.
Diz é o Tao e finao.
Que Tao?
Legao!

- Maurício Santini -
São Paulo, 11 de dezembro de 1996.

Para facilitar a compreensão do leitor em cima desse texto “geniao” do Maurício, posto na seqüência algumas explicações sintéticas sobre as expressões taoístas utilizadas por ele:

1. Tao (do chinês): "O Caminho"; "a essência de tudo"; "O Todo". Na verdade, o TAO não pode ser descrito ou explicado por palavras humanas. Por isso, deixo a cargo do sábio Lao-Tzé uma explicação mais apropriada:

"Há algo natural e perfeito, existente antes de Céu e Terra.
Imóvel e insondável, permanece só e sem modificação.
Está em toda parte e nunca se esgota.
Pode-se considerá-lo a Mãe de tudo.
Não conhecendo seu nome, chamo-o TAO.
Obrigado a dar-lhe um nome, o chamaria Transcendente."

- Lao Tzé - in "Tao Te King" –

2. CHI (do chinês): "Força vital", "Energia".

3. Yin e Yang (do chinês): São as polaridades do Chi, as alternâncias da força vital em sua manifestação fenomênica.

4. Wu-Chi (do chinês): O Grande Vazio primordial de onde surgiu a manifestação vital produzida pelo TAO.

5. Tao-Chi: Equipe extrafísica de amparadores ligados à egrégora (atmosfera espiritual) do Taoísmo. Originalmente eram duas equipes: a equipe Tao e a equipe Chi. Posteriormente, as duas equipes se fundiram numa só: Tao-Chi. Esse grupo passa ensinamentos oriundos do Taoísmo adaptados à realidade ocidental e aos estudos espirituais modernos, notadamente sobre as projeções da consciência e os estudos de Bioenergia. São exímios manipuladores de energia e ajudam a muitos projetores.

6. Projeção do corpo mental (ou projeção mental): Experiência fora do corpo onde o projetor se projeta para além do plano astral, nas altas esferas extrafísicas, em planos de pura consciência, amor e luz.

7. Tan t’ien (do chinês): Esfera do elixir interior; Centro de coleta de Chi. Para os taoístas, a força vital se manifesta no corpo em três centros de captação e circulação da energia: o baixo ventre (Ching, o tan t’ien inferior), o centro do peito (Chi, o tan t’ien médio) e o centro da cabeça (Shen, o tan t’ien superior).

8. Pedi ao nosso colega Washington da Silva (Professor de Literatura Brasileira e Portuguesa, e colaborador de nosso site – ver sua coluna na revista on line – www.ippb.org.br) para comentar sobre o “geniao” jogo de palavras do Maurício nesse texto. Segue na seqüência os comentários dele:

"Esse poema do escritor Maurício Santini revela a sua grande habilidade para com as palavras metafóricas. Manipula rimas e idéias para tratar de uma Filosofia “tao” antiga como o Taoísmo. É bem óbvia a relação das rimas da palavra Tao e outras, no poema. Além disso, há a superação da dualidade através de uma ironia de grandeza cósmica. O Tao não pode ser definido. E é exatamente isso que o poeta consegue: fazer com que o leitor não tenha fôlego nem consiga pensar muito, pois o Tao é para ser sentido e não pensado, intelectualizado.
O poeta atinge (ou ultrapassa) os conceitos modernos de poesia. Como a intertextualidade, por exemplo. Na intertextualidade, um texto fala com o outro texto, rebate, concorda, discorda, faz parodias etc. Ou seja, não dá tempo para o leitor refletir, mas sim para sentir. Além disso, consegue deixar um gostoso teor de Felicidade Divinal, re-velando o que é o Tao: Amor Cósmico."

Imprimir