991 - ESPÍRITO E LUZ - ISSO É ASSIM...
O que está em cima é como o que está embaixo: o Céu em ti.
E o que está embaixo é como o que está em cima: tu mesmo nas estrelas.
No milagre de uma só coisa: o equilíbrio em teu coração.
Com teu corpo, tu caminhas pelo mundo. E aprendes muitas coisas.
E, em espírito, tu viajas pelo infinito; e aprendes mais ainda...
E tudo se reúne em teu coração: muitas moradas e muitas vidas.
Tu és o somatório de muitas experiências, na Terra e além...
No alto ou embaixo, dentro ou fora do corpo, tu és sempre o mesmo.
Nada nos mundos transitórios pode tirar tua natureza estelar.
E isso sempre foi assim, mesmo que, às vezes, tu te esqueças disso.
O fato de aceitares isso ou não, não altera o que tu és.
E o tempo se encarregará de tirar o véu de teu esquecimento.
Assim como a Sabedoria do Universo te impulsionará para o melhor...
Mesmo que, por vezes, tu teimes em negar tua natureza, tu és espírito!
E as lições da vida desvelarão o mistério diante de ti, em teu coração.
E tu verás que tua inteligência é ínfima diante da Sabedoria do Todo*.
E teus momentos de arrogância são como bolhas de ilusão no oceano da vida.
O Universo te levará onde for preciso... Até que tu descubras a ti mesmo.
Até que as correntes, que tu mesmo criaste, se rompam na luz do Eterno.
Muitas vezes, tu olhas, mas não vês, porque estás preso à aparência fugaz.
Outras vezes, tu ouves, mas não escutas, porque a cera do ego te bloqueou.
Ó, quantas vezes tu te afastaste do que te era caro, e abraçaste o mal?
E, mesmo assim, não deixaste de ser espírito; apenas te desviaste da rota.
E o Céu jamais te condenou! Porque tua natureza estelar é conhecida.
O Alto jamais deixou de te amar. Pelo contrário, foste tu mesmo que te afastaste.
E, mesmo quando permites que as trevas te traguem, tu ainda és da Luz.
E isso é assim. E o tempo e as devidas lições te ensinarão o que for devido.
Porque a Inteligência do Todo sabe tudo sobre ti, no alto e embaixo...
Porque teu coração é conhecido, bem mais do que tu mesmo imaginas.
E a tua jornada é a mesma de todos: em direção à Consciência Cósmica!
Irmão, quer tu grites ou esperneies, ainda assim, tu és espírito! E isso é assim...
P.S.:
Tu vais e voltas, sob os anseios e ilusões do teu ego.
Mas a Luz que habita em ti é sempre a mesma.
E, mesmo na tua noite mais sombria, ela continuará em ti.
Sim, continuará, bem dentro do teu coração.
Porque o Amor nada julga, só ama.
E, quando tu te abrires novamente, verás a Luz mais linda de todas:
A Luz da Aurora do Todo em ti!
Sim, e isso tudo será em teu coração.
Porque tu és espírito! Ontem, hoje, e sempre...
E isso é assim...
Om Tat Sat**.
- Os Iniciados*** –
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – Jundiaí, 12 de janeiro de 2010.)
- Nota de Wagner Borges: Esse texto é a transcrição do que ouvi de um dos mentores espirituais do Grupo dos Iniciados, durante umas das experiências fora do corpo**** que vivencio durante o sono normal.
Aliás, quero agradecer a esse grupo de amigos extrafísicos por tudo que tenho aprendido com eles ao longo dos anos. Eles sempre me trataram com muito respeito e carinho. E eu me sinto honrado de verter seus apontamentos conscienciais para o plano físico. E, mais ainda, bem contente de estar fazendo isso, não como mestre ou missionário de coisa alguma, mas apenas como um estudante e trabalhador espiritual, tentando, entre trancos e barrancos, fazer o melhor possível.
Esses caras não são deuses ou mitos, são simplesmente consciências extrafísicas muito legais e que dão uma forcinha no esclarecimento e na assistência espiritual à humanidade. E eles sempre recomendam aos estudantes e trabalhadores espirituais a extirpação das ervas daninhas do orgulho e da intemperança dos jardins de seus corações. E, também, o cultivo do bom senso e do discernimento, e uma boa sintonia com as ondas de Amor que dimanam do Todo para todos os seres.
E mais um coisa que admiro muito neles: o universalismo. Eles não acham que sabem tudo e nem estão interessados em doutrinar ninguém. Por tudo o que já vi deles, em muitos lances, anímicos e mediúnicos, sempre os vi falando de amor e lucidez, e baseados em parâmetros superiores. Nunca os vi se achando melhores do que ninguém e nem dizendo que seu trabalho era de ponta ou que os guias espirituais dos outros não prestavam. Pelo contrário, eles sempre deixaram claro que seu trabalho reúne os melhores ensinamentos das diversas linhas espirituais, equilibrando-os com sabedoria, harmonia e respeito.
E eles também me ensinaram que o amor é um estado de consciência e que conhecimento não é sabedoria; e que o Todo está em tudo!
Então, eu agradeço ao Grande Arquiteto Do Universo, por ter me dado a chance de trabalhar e estudar com esses caras tão legais e atenciosos. E por me permitir seguir com alegria e muita energia na senda espiritual – e na senda da vida comum também.
Paz e Luz.
- Notas do Texto:
* O TODO – expressão hermética para designar o Poder Absoluto que está em tudo. O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.
Quando se afirma que o Todo – Deus, O Supremo, O Absoluto, O Grande Arquiteto Do Universo – é o Grande Hierofante, é no sentido de que Ele é o Supremo iniciador de todos os seres, pois está em tudo!
** Om Tat Sat - tríplice designação de Brahman. É um mantra evocativo dos três aspectos do divino na cosmogonia hinduísta: Brahma, Vishnu e Shiva. É muito usado por vedantistas - seguidores do Vedanta -, um dos seis principais sistemas filosóficos da Índia. Pode ser usado como um mantra ativador dos chacras e também pode ocasionar estados alterados de consciência profundos durante a meditação.
*** Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente.
Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.
**** Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral – Ocultismo.
Projeção astral – Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
Viagem da alma – Eckancar.
Viagem espiritual – Espiritualismo.
Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.
Obs.: Enquanto eu digitava essas linhas, lembrei-me de outro texto passado pelo Gurpo dos Iniciados, e que contém grandes correspondências com esse texto de hoje. Segue-se o mesmo na sequência.
SAUDAÇÕES ESPIRITUAIS II*
(Texto passado originalmente para o grupo de estudos e assistência espiritual do IPPB)
Aos irmãos de jornada espiritual, os nossos cumprimentos na Luz.
Por intermédio do irmão que coopera com a Espiritualidade, nos dirigimos a vocês no início de mais uma jornada de esclarecimento e trabalho nas veredas da consciência cósmica.
A oportunidade de seguir na senda espiritual é de valor incalculável pelos parâmetros terrestres. É oportunidade rica de saldar velhos débitos contraídos em outras jornadas menos felizes na existência imortal. É recurso saudável de elevação dos valores imperecíveis na consciência.
A humanidade geme de dor em seu sono milenar. Aprisionados aos grilhões de Maya**, os homens são presas fáceis do medo e padecem de uma profunda fome de amor em seus corações.
Acorrentados aos pesadelos gerados pela ignorância que grassa como erva daninha em seus campos conscienciais, eles são submetidos a pesadas injunções espirituais. Situações estranhas se apresentam em seus caminhos.
Muitas delas, dentro de seus próprios centros vitais. É grande a confusão humana!
Em meio à loucura humana, vocês estão tentando melhorar pelas vias do estudo espiritual sadio. Esse é um esforço nobre, com certeza. Todavia, tudo demanda tempo e trabalho para apresentar os resultados compatíveis com a empreitada executada. Nem sempre vocês estão conscientes dessa verdade elementar. Nem sempre vocês estão dispostos a pagar o preço de tal empreitada.
A senda espiritual é árdua. E não poderia ser de outra maneira.
Esse não é um caminho frívolo no qual se possa tergiversar sob os desmandos insuflados pelo ego. As consequências dos atos de cada estudante se apresentam rapidamente. Não é mais possível fazer o antigo jogo de chantagem com divindades ou sacrifícios exteriores. Porque os próprios estudos espirituais já demonstraram que os céus não estão em algum lugar específico, mas dentro do coração.
Que sacrifício exterior poderá tirar a dor profunda do vazio consciencial de alguém?
A consciência cósmica não se submete aos jogos do ego presos a tempo e espaço, mas aceita os toques de amor do coração que trabalha em prol do progresso.
Prestem atenção em suas inclinações interiores e ponderem muito sobre as suas escolhas de vida. Meditem nos sentimentos que viajam em seus corações e evitem que eles sejam toldados pelos véus de Maya.
Estudem e trabalhem com amor, alegria, agradecimento, modéstia e discernimento em todos os procedimentos. Não envergonhem os seus esforços com atitudes daninhas, e não se permitam serem cativos de posturas medíocres.
A tarefa é árdua, mas é valiosa.
Em mais uma etapa que se inicia, pedimos a vocês apenas isso: o esforço de crescer consciencialmente, com modéstia e vontade de servir aos ditames superiores que governam a senda espiritual. Um coração aberto aos toques do amor. Uma vontade determinada em não ceder aos chamados de Maya. Uma sensibilidade voltada para a assistência invisível interplanos. E uma lucidez responsável quanto aos objetivos colimados.
Discernimento nos pensamentos, amor no coração, sabedoria nas escolhas e passos da vida.
Esqueçam as culpas e os erros do passado, só fiquem com as lições aprendidas com eles. Olhem para frente, sem arrogância, sem medo, sem fantasmas do passado assediando a casa mental, e vejam a consciência cósmica despontando na linha do horizonte de seus rumos imperecíveis, na aurora da eternidade.
Aos irmãos e companheiros de jornada, os nossos respeitos e saudações na Luz.
Paz e Luz.
- Os Iniciados *** -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 08 de janeiro de 2003.)
- Notas:
* O primeiro texto "Saudações Espirituais" está no primeiro volume do livro "Viagem Espiritual" - Wagner Borges - Editora Zennex.
** Maya - do sânscrito - ilusão.
*** Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente.
Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.
Texto <991><05/02/2010>
E o que está embaixo é como o que está em cima: tu mesmo nas estrelas.
No milagre de uma só coisa: o equilíbrio em teu coração.
Com teu corpo, tu caminhas pelo mundo. E aprendes muitas coisas.
E, em espírito, tu viajas pelo infinito; e aprendes mais ainda...
E tudo se reúne em teu coração: muitas moradas e muitas vidas.
Tu és o somatório de muitas experiências, na Terra e além...
No alto ou embaixo, dentro ou fora do corpo, tu és sempre o mesmo.
Nada nos mundos transitórios pode tirar tua natureza estelar.
E isso sempre foi assim, mesmo que, às vezes, tu te esqueças disso.
O fato de aceitares isso ou não, não altera o que tu és.
E o tempo se encarregará de tirar o véu de teu esquecimento.
Assim como a Sabedoria do Universo te impulsionará para o melhor...
Mesmo que, por vezes, tu teimes em negar tua natureza, tu és espírito!
E as lições da vida desvelarão o mistério diante de ti, em teu coração.
E tu verás que tua inteligência é ínfima diante da Sabedoria do Todo*.
E teus momentos de arrogância são como bolhas de ilusão no oceano da vida.
O Universo te levará onde for preciso... Até que tu descubras a ti mesmo.
Até que as correntes, que tu mesmo criaste, se rompam na luz do Eterno.
Muitas vezes, tu olhas, mas não vês, porque estás preso à aparência fugaz.
Outras vezes, tu ouves, mas não escutas, porque a cera do ego te bloqueou.
Ó, quantas vezes tu te afastaste do que te era caro, e abraçaste o mal?
E, mesmo assim, não deixaste de ser espírito; apenas te desviaste da rota.
E o Céu jamais te condenou! Porque tua natureza estelar é conhecida.
O Alto jamais deixou de te amar. Pelo contrário, foste tu mesmo que te afastaste.
E, mesmo quando permites que as trevas te traguem, tu ainda és da Luz.
E isso é assim. E o tempo e as devidas lições te ensinarão o que for devido.
Porque a Inteligência do Todo sabe tudo sobre ti, no alto e embaixo...
Porque teu coração é conhecido, bem mais do que tu mesmo imaginas.
E a tua jornada é a mesma de todos: em direção à Consciência Cósmica!
Irmão, quer tu grites ou esperneies, ainda assim, tu és espírito! E isso é assim...
P.S.:
Tu vais e voltas, sob os anseios e ilusões do teu ego.
Mas a Luz que habita em ti é sempre a mesma.
E, mesmo na tua noite mais sombria, ela continuará em ti.
Sim, continuará, bem dentro do teu coração.
Porque o Amor nada julga, só ama.
E, quando tu te abrires novamente, verás a Luz mais linda de todas:
A Luz da Aurora do Todo em ti!
Sim, e isso tudo será em teu coração.
Porque tu és espírito! Ontem, hoje, e sempre...
E isso é assim...
Om Tat Sat**.
- Os Iniciados*** –
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – Jundiaí, 12 de janeiro de 2010.)
- Nota de Wagner Borges: Esse texto é a transcrição do que ouvi de um dos mentores espirituais do Grupo dos Iniciados, durante umas das experiências fora do corpo**** que vivencio durante o sono normal.
Aliás, quero agradecer a esse grupo de amigos extrafísicos por tudo que tenho aprendido com eles ao longo dos anos. Eles sempre me trataram com muito respeito e carinho. E eu me sinto honrado de verter seus apontamentos conscienciais para o plano físico. E, mais ainda, bem contente de estar fazendo isso, não como mestre ou missionário de coisa alguma, mas apenas como um estudante e trabalhador espiritual, tentando, entre trancos e barrancos, fazer o melhor possível.
Esses caras não são deuses ou mitos, são simplesmente consciências extrafísicas muito legais e que dão uma forcinha no esclarecimento e na assistência espiritual à humanidade. E eles sempre recomendam aos estudantes e trabalhadores espirituais a extirpação das ervas daninhas do orgulho e da intemperança dos jardins de seus corações. E, também, o cultivo do bom senso e do discernimento, e uma boa sintonia com as ondas de Amor que dimanam do Todo para todos os seres.
E mais um coisa que admiro muito neles: o universalismo. Eles não acham que sabem tudo e nem estão interessados em doutrinar ninguém. Por tudo o que já vi deles, em muitos lances, anímicos e mediúnicos, sempre os vi falando de amor e lucidez, e baseados em parâmetros superiores. Nunca os vi se achando melhores do que ninguém e nem dizendo que seu trabalho era de ponta ou que os guias espirituais dos outros não prestavam. Pelo contrário, eles sempre deixaram claro que seu trabalho reúne os melhores ensinamentos das diversas linhas espirituais, equilibrando-os com sabedoria, harmonia e respeito.
E eles também me ensinaram que o amor é um estado de consciência e que conhecimento não é sabedoria; e que o Todo está em tudo!
Então, eu agradeço ao Grande Arquiteto Do Universo, por ter me dado a chance de trabalhar e estudar com esses caras tão legais e atenciosos. E por me permitir seguir com alegria e muita energia na senda espiritual – e na senda da vida comum também.
Paz e Luz.
- Notas do Texto:
* O TODO – expressão hermética para designar o Poder Absoluto que está em tudo. O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.
Quando se afirma que o Todo – Deus, O Supremo, O Absoluto, O Grande Arquiteto Do Universo – é o Grande Hierofante, é no sentido de que Ele é o Supremo iniciador de todos os seres, pois está em tudo!
** Om Tat Sat - tríplice designação de Brahman. É um mantra evocativo dos três aspectos do divino na cosmogonia hinduísta: Brahma, Vishnu e Shiva. É muito usado por vedantistas - seguidores do Vedanta -, um dos seis principais sistemas filosóficos da Índia. Pode ser usado como um mantra ativador dos chacras e também pode ocasionar estados alterados de consciência profundos durante a meditação.
*** Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente.
Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.
**** Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral – Ocultismo.
Projeção astral – Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
Viagem da alma – Eckancar.
Viagem espiritual – Espiritualismo.
Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.
Obs.: Enquanto eu digitava essas linhas, lembrei-me de outro texto passado pelo Gurpo dos Iniciados, e que contém grandes correspondências com esse texto de hoje. Segue-se o mesmo na sequência.
SAUDAÇÕES ESPIRITUAIS II*
(Texto passado originalmente para o grupo de estudos e assistência espiritual do IPPB)
Aos irmãos de jornada espiritual, os nossos cumprimentos na Luz.
Por intermédio do irmão que coopera com a Espiritualidade, nos dirigimos a vocês no início de mais uma jornada de esclarecimento e trabalho nas veredas da consciência cósmica.
A oportunidade de seguir na senda espiritual é de valor incalculável pelos parâmetros terrestres. É oportunidade rica de saldar velhos débitos contraídos em outras jornadas menos felizes na existência imortal. É recurso saudável de elevação dos valores imperecíveis na consciência.
A humanidade geme de dor em seu sono milenar. Aprisionados aos grilhões de Maya**, os homens são presas fáceis do medo e padecem de uma profunda fome de amor em seus corações.
Acorrentados aos pesadelos gerados pela ignorância que grassa como erva daninha em seus campos conscienciais, eles são submetidos a pesadas injunções espirituais. Situações estranhas se apresentam em seus caminhos.
Muitas delas, dentro de seus próprios centros vitais. É grande a confusão humana!
Em meio à loucura humana, vocês estão tentando melhorar pelas vias do estudo espiritual sadio. Esse é um esforço nobre, com certeza. Todavia, tudo demanda tempo e trabalho para apresentar os resultados compatíveis com a empreitada executada. Nem sempre vocês estão conscientes dessa verdade elementar. Nem sempre vocês estão dispostos a pagar o preço de tal empreitada.
A senda espiritual é árdua. E não poderia ser de outra maneira.
Esse não é um caminho frívolo no qual se possa tergiversar sob os desmandos insuflados pelo ego. As consequências dos atos de cada estudante se apresentam rapidamente. Não é mais possível fazer o antigo jogo de chantagem com divindades ou sacrifícios exteriores. Porque os próprios estudos espirituais já demonstraram que os céus não estão em algum lugar específico, mas dentro do coração.
Que sacrifício exterior poderá tirar a dor profunda do vazio consciencial de alguém?
A consciência cósmica não se submete aos jogos do ego presos a tempo e espaço, mas aceita os toques de amor do coração que trabalha em prol do progresso.
Prestem atenção em suas inclinações interiores e ponderem muito sobre as suas escolhas de vida. Meditem nos sentimentos que viajam em seus corações e evitem que eles sejam toldados pelos véus de Maya.
Estudem e trabalhem com amor, alegria, agradecimento, modéstia e discernimento em todos os procedimentos. Não envergonhem os seus esforços com atitudes daninhas, e não se permitam serem cativos de posturas medíocres.
A tarefa é árdua, mas é valiosa.
Em mais uma etapa que se inicia, pedimos a vocês apenas isso: o esforço de crescer consciencialmente, com modéstia e vontade de servir aos ditames superiores que governam a senda espiritual. Um coração aberto aos toques do amor. Uma vontade determinada em não ceder aos chamados de Maya. Uma sensibilidade voltada para a assistência invisível interplanos. E uma lucidez responsável quanto aos objetivos colimados.
Discernimento nos pensamentos, amor no coração, sabedoria nas escolhas e passos da vida.
Esqueçam as culpas e os erros do passado, só fiquem com as lições aprendidas com eles. Olhem para frente, sem arrogância, sem medo, sem fantasmas do passado assediando a casa mental, e vejam a consciência cósmica despontando na linha do horizonte de seus rumos imperecíveis, na aurora da eternidade.
Aos irmãos e companheiros de jornada, os nossos respeitos e saudações na Luz.
Paz e Luz.
- Os Iniciados *** -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 08 de janeiro de 2003.)
- Notas:
* O primeiro texto "Saudações Espirituais" está no primeiro volume do livro "Viagem Espiritual" - Wagner Borges - Editora Zennex.
** Maya - do sânscrito - ilusão.
*** Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente.
Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.
Texto <991><05/02/2010>
