Ideal elevado e os nossos instintos

Pensamento do dia 18 de outubro de 2014.

Ideal elevado e os nossos instintos

"Os instintos são forças de vida extraordinárias. Se uma pessoa procura reprimi-los, ou ela não consegue e fica esgotada nesta luta, ou então, se consegue, será pior, pois as fontes de vida secam dentro dela. Então, como dominar os seus instintos? Alimentando um ideal elevado, pois ele é o melhor transformador das energias. Assim que colocamos um ideal elevado no nosso coração e na nossa alma, as nossas energias são obrigadas a passar através dele, e é ele que se encarrega de lhes dar uma outra direção, uma direção para o alto.
Vocês se perguntam sobre como ocorre esta transformação. Não é preciso sabê-lo. Quando comemos, não precisamos conhecer detalhes das transformações que estão acontecendo – primeiro na boca, e depois no estômago e no intestino –, mas sentimos que recebemos forças. Acontece a mesma coisa com o ideal elevado: se o sustentamos com os nossos melhores pensamentos, melhores sentimentos e melhores desejos, ele transforma os nossos impulsos instintivos, e as energias produzidas por esta transformação sustentam, por sua vez, a nossa vida psíquica, a nossa vida espiritual, e também a nossa vida física, pois nada está separado em nós."

Omraam Mikhaël Aïvanhov


Esse texto é recebido da Edizioni Prosveta em italiano, e traduzido para o português (do Brasil), com o objetivo de difundir as mensagens do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov.

Imprimir Email