O ETERNO, O INFINITO, O ÚNICO - por Sry Aurobindo

- Por Sry Aurobindo -

No começo, dizem, havia o Eterno, o Infinito, o único. No meio, dizem, está o finito, o transiente, os Muitos. No fim, dizem, estará o único, o Infinito, o Eterno.
Mas quando foi o começo? Em nenhum momento do Tempo, porque o começo existe a todo momento; o começo sempre era, sempre é e sempre será. O divino começo está antes do Tempo, no Tempo e além do Tempo para sempre. O Eterno, Infinito e único é um começo sem fim.
 
E onde está o meio? Não existe meio; há apenas uma junção do perpétuo fim e o eterno começo; é o início de uma criação que é nova a cada momento. A criação era para sempre, é para sempre, será para sempre. O Infinito Eterno e Único é o mágico meio tempo de sua própria existência; é ele que é a criação sem princípio nem fim.
E quando será o fim? Não há fim. Em nenhum momento concebível pode haver uma interrupção. Porque todo fim de coisas é o começo de novas coisas que são ainda o mesmo único em aparência sempre progressiva e sempre periódica. Nada pode ser destruído, porque tudo é Ele, que é para sempre.
O Infinito Eterno e único é o fim inimaginável que nunca conclui o novo panorama interminável de sua glória.

(Texto extraído do excelente livro "Sabedoria de Sry Aurobindo" – Editora Shakti)

- Nota de Wagner Borges: Sry Aurobindo (Aurobindo Ghose - Índia, 1872-1950) foi um dos maiores mestres da Índia. O seu trabalho tornou-se conhecido como “O Yoga Integral”, porque, como ele dizia, “Toda vida é Yoga”.
Para mais detalhes sobre os seus escritos inspirados, ver o excelente livro “Sabedoria de Sry Aurobindo” – Editora Shakti, e o site da Casa Aurobindo no Brasil: http://br.geocities.com/casa_sri_aurobindo/

Imprimir Email